terça-feira, 28 de julho de 2015

Homenagem I - Seu Lidinho

As coisas são assim. A gente gosta muito de alguém, admira, ama. Mas, muitas vezes não expressamos esses sentimentos assim, loucamente, para o mundo todo ouvir. Então, um dia a pessoa encanta, vai embora, e parece que fica faltando algo. Faz-se textos sobre ela, diz-se do amor. Só que ela não está mais. Isso me perturba. Então, por isso, vou criar uma série de homenagens em vida. Para que as pessoas que eu quero bem, que respeito, admiro ou amo, saibam agora, de todo esse carinho que tenho.

Começo essa série com o seu Lidinho, uma figura imprescindível na vida de Florianópolis.



Seu Lidinho é rei!

Ele já é mais que um homem. É uma lenda... Em Florianópolis, onde bate o samba, lá está. Aparece como mágica, sem que ninguém precise chamar. É como se a própria música feita de cavaquinho, pandeiro e tambor o materializasse. Seu corpo rodopia, balança, saltita. É o samba feito gente.

A primeira vez que o vi foi num baile, no antigo Clube 15, lá pelos anos 80. Era impossível desgrudar o olho do seu gingado, fosse no samba ou na lambada. A mulherada fazia fila para dançar com ele e ele concedia, como um deus. Enquanto dura a música, ele não para.

Hoje, deve andar para lá dos 70, mas o corpo pequenino e magrinho parece ter 16. É energia pura, incansável, serpenteando no asfalto pela noite afora. Camisa vincada, chapéu branco, ele é reverenciado por onde quer que vá.  Faz parte da cultura da cidade, é monumento vivo, filho amado de Zumbi. Velha guarda da Copa Lord, seu Lidinho é história. Não há carnaval sem ele, nem samba, nem batucada. Quando chora a cuíca ele aparece, o corpo molinho, o passo gingado.

Seu Lidinho é o rei do samba e pontifica com seu riso de menino nos bares, na passarela do carnaval e nos pagodes. Sua corte somos todos nós, que nos afastamos, reverentes, para que ele passe, feito um Oxalufã, a nos encher de todas as bênçãos que só o samba pode dar.


Seu Lidinho é rei!!!

Um comentário:

Ana Montero disse...

Já estou aguardando o próximo perfil da série. Adoro gente, e Seu Lindinho me encantou! Gracias Elaine por compartilhar! :)