terça-feira, 24 de abril de 2012

Assassinado jornalista no Maranhão


Jornalista criticava a política do Maranhão
O jornalista e blogueiro Décio Sá foi assassinado na noite desta segunda-feira no bar Estrela D'Alva, na Avenida Litorânea, por volta de 23h30.

Segundo testemunhas, ele estava sentado quando um homem caminhando apontou uma arma e atirou duas vezes contra a cabeça do jornalista, que morreu na hora. Depois, o matador saiu caminhando e fugiu em uma moto. Ainda segundo testemunhas, o comparsa aguardava o atirador do outro lado da pista.

Curiosos, amigos, jornalistas e o secretário de segurança, Aluísio Mendes, foram ao local ao saber da morte de Décio. A polícia faz diligências no momento para prender os criminosos.

Décio Sá era repórter do jornal O Estado do Maranhão. No seu blog pessoal, colecionava milhares de acessos e algumas polêmicas pelo estilo crítico dos seus textos e dos assuntos que explorava. Ele dedicava o trabalho a cobrir a política do Maranhão. Durante a carreira ganhou a simpatia de muitos e a antipatia de outros tantos.

Décio Sá se formou na Universidade Federal do Maranhão. Além de O Estado, jornal que trabalha como repórter de política há quase uma década, também foi repórter de O Imparcial.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jornadas começam com CUBA

Jornadas abrem hoje, às 18h30min. Auditório da Reitoria. A conferencista desta noite inaugural é a cubana Digna Castañeda, presidenta da Cátedra de Estudios Del Caribe da Universidad de la Habana, que aborda o tema “Caribe, região estratégica do imperialismo”. Professora de História da América e História do Caribe, ela tem vasto conhecimento sobre os temas que envolvem a vida caribenha, além de falar em profundidade sobre assuntos como escravidão, etnicidade e racismo.

Digna Castañeda participou de múltiplas pesquisas sobre movimentos sociais no Caribe, a revolução haitiana e sua repercussão em Cuba, a mulher escrava em Cuba, Brasil e no Caribe em geral. Estudou também o nacionalismo na Guatemala e os movimentos sociais no Chile. É conhecedora da história do movimento dos trabalhadores e dos problemas de dominação imperialista na região caribenha. Entre suas obras podem ser destacadas “Introducción al estúdio del movimiento obrero caribeño” e “La revolución haitiana”.