segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Três anos do Circo da Dona Bilica









Fotos: Rubens Lopes

Quem vive no sul da ilha celebrou nesse final de semana os três anos da presença do Circo da Dona Bilica, uma proposta cultural que vem se constituindo, dia após dia, no esforço gigantesco da atriz Vanderléia Will e de Dom Pepe. Juntos, eles sonharam com a montagem de um circo, que pudesse abrigar o teatro, a música, a arte da palhaçaria e a gastronomia. Não é coisa fácil fazer acontecer um teatro, com programação diária, numa cidade que historicamente não investe na cultura. Ainda assim, o circo caminha, vitorioso, e num bairro afastado do centro.

Nesse domingo, dia dos pais, toda a equipe vibrou na comemoração dos três anos. Data para festejar mesmo, já que o teatro segue firme, com programação variada e de qualidade. No espetáculo da tarde, “Dona Bilica e o boi-de-mamão”, foi impossível não se emocionar. Primeiro, com a personagem, essa mulher encantadora que conjuga toda a beleza da típica ilhoa, com seu falar aligeirado, suas roupas delicadas, seu cabelo besuntado de banha, seu chinelinho de crochê e sua bolsinha de mão. Dona Bilica é a alma feiticeira do povo dessa linda Meiembipe.

Não bastasse ela, que por si só é um show, Vanderléia também introduz no espetáculo outros aspectos da cultura da ilha. A arte da olaria, mostrada ao vivo, com peças de cerâmica sendo produzidas no palco pela oleira Tânia, as histórias de bruxa, as benzeduras, as cantigas de Ratoeira, os bichos e cantorias do boi de mamão. O tempo passa e a gente nem vê, mergulhado na delicadeza dos tempos que vão longe e que não voltam mais. Como é bom ver as coisas dessa nossa terra celebradas, lembradas e cultivadas.  

Quem ama Florianópolis automaticamente ama Vanderléia e seus personagens. Porque eles são a representação dos elementos mais genuínos desse lugar de encantos. E nós, que moramos no sul da ilha, somos privilegiados por podermos, em qualquer dia, compartilhar dessas belezas.

Nesse domingo depois de muitas risadas e cantorias de boi, o Circo da Dona Bilica dividiu com a plateia o bolo de aniversário. Toda gente cantou os parabéns e festejou esse feito de resistência cultural. Nós, que amamos esse sul e essa ilha, saímos do circo embargados de emoção. Sempre é uma aventura amorosa ver a Dona Bilica. Sempre é uma alegria ver Vanderléia atuando.

Parabéns ao circo, parabéns a todos os artistas que mantêm acesa essa chama da cultura da ilha. E obrigada Vanderléia, por tudo que fazes por essa nossa velha e amada cidade!