sábado, 31 de maio de 2014

A professora















Era tarde da noite. O garoto não viu qualquer alma. Não faria mal, então, pegar a bolsa da mulher caída no beco. Era pobre, se notava, mas algo levaria na bolsa que jazia a seu lado. Ela mesma nem se movia. Estava estendida de lado, a boca babando, os olhos fixos. Morta? Ele puxou a bolsa, mas ficou comovido com a expressão, quase que de espanto, da mulher. Não era velha, mas estava maltratada. As marcas não desfiguravam uma possível beleza. Haveria de ter sido bem bonita. Como movido por um chamado, ele se deixou ficar, absorvido  pela figura. Ela se mexeu, e deu um gemido quase intangível. Mas o guri continuou ali, esperando sabe-se lá o quê. E mexeu na sacola, para ver se achava algo que dissesse dela.

Um nota de dois reais, um crucifixo de prata, pedaços de papel higiênico, um pedaço de sabão azul e uma carteirinha de identidade profissional. Ele aproximou o papel da luz e leu: Angela Maria de Abreu e Silva. Professora. Seria ela? A foto era antiga, e a mulher na foto sorria. Tinha um cabelo liso, claro. E havia nela uma expressão diáfana, talvez porque a foto estivesse esbranquiçada. Olhou de novo para a mulher, comparando. Poderia ser. A carteira era velha. E a mulher também. Mas porque raios uma professora estaria deitada num beco, tarde da noite, como uma mendiga?

Lembrou da sua professora que estava em greve. Mais uma daquelas que tanto transtorno traziam para a escola. Não era diáfana, como a da foto. Tinha os cabelos crespos, óculos de aros pretos e a expressão de rebeldia. Não curtia os seus discursos inflamados contra o governo. Se não gostava, porque não dava o fora? O governo fazia o que podia. Aquele pessoal parecia nunca estar satisfeito. Ele não estava nem aí se não tinha livro, ou se a escola caia aos pedaços. Aquilo não iria mudar a vida dele. Seguiria sendo o que era: um guri largado pelo pai e quase sem mãe, sempre fora, “ganhando uns trocados” como dizia. 

A mulher se mexeu e virou o rosto na direção da luz. Sim, era ela. A moça da foto. A professora. Sem saber por quê, fixou os olhos nas mãos dela. Magras, ossudas, de unhas curtas e sujas. O que a teria trazido até o beco? Quantas greves teria feito? Seria uma das resmungonas, como a professora de História? Ou estaria mais para a de Matemática, que olhava os movimentos de luta dos colegas e não se envolvia? Não poderia saber. Ainda assim, teve pena. Fosse ela do jeito que fosse. Não devia ser fácil enfrentar todos os dias uma gurizada como ele, cheia de medos, dores e ódios. Cheirou a boca da mulher. Não estava bêbada. Talvez fosse doença. 

Ele encostou no muro, ao lado da mulher, e ficou matutando. O que fazer? Chamar um guarda? Haveria de prendê-lo! Quem nasce com aquela cara e com aquelas roupas de suspeito não tinha muita chance de fazer o bem. Meteu as mãos nos bolsos buscando o que fosse. Queria deixar algo seu junto aquela pobre alma, que fora professora um dia. Talvez tivesse virado mendiga porque o salário nunca fora o suficiente. Sabe-se lá. Achou notas do mercadinho, um botão velho e o chaveiro com a cara do Darth Vader. Ela não precisaria de nada daquilo. Procurou na meia e catou 10 reais. O rosto da mulher brilhava com a luz da lua. Ele dobrou o dinheiro e colocou na bolsa surrada, a qual colocou por debaixo do corpo caído. Vai que aparece algum vagabundo.

No dia seguinte, na escola, foi ver a greve. E, sem que soubesse por que gostou de ver a professora de História a fazer seus discursos. Ela era valente, não acabaria num beco. Sorriu e foi ajudá-la a colar um cartaz.



sexta-feira, 30 de maio de 2014

A luta pelo HU 100% público

quarta-feira, 28 de maio de 2014

A Copa é espaço da política

foto: André Dusek - Estadão
De repente, como se fosse uma surpreendente novidade, os jornalistas brasileiros abrem manchetes nos jornais, informando à população de que “índios disparam flechas em protesto na capital federal”. Como sempre acontece, desde há 500 anos, os povos indígenas, quando “no seu lugar”, ou seja, bem quietinhos, nas reservas definidas para eles, ou chorando pitangas, são alvo de comiseração. E, quando muito, no 19 de abril, pode-se falar deles, no passado, como se fossem uma etapa já superada da integração nacional. Mas, basta que se levantem em luta pela demarcação de suas terras, ou contra os sucessivos golpes que o agronegócio vem dando na tentativa de se apossar das terras ricas, para que as forças de manutenção do “estado das coisas” iniciem suas cruzadas contra o que consideram “atraso”. Os índios são atraso, sempre.
As vozes que se expressam nos jornais e TVs questionam a necessidade de tanta terra demarcada para tão pouco índio. São cerca de 896 mil no Brasil de hoje. A considerar que a nação tem 180 milhões de almas, esses 896 mil seriam como uma ferida, dessas, que não sara, “incomodando” a vertiginosa saga do progresso. Há um desejo muito claro dos latifundiários e mineradores em se apropriar das largas extensões de terra indígena, ainda protegidas, que guardam riquezas sem fim, seja no que diz respeito a mananciais de água ou minérios. Daí a necessidade de inocular na opinião pública a ideia de que eles são o atraso. Melhor seria que se “integrassem” à sociedade brasileira, acabando de vez com essa “incomodação” que é a necessidade de demarcar territórios para que eles vivam “isolados”. E não bastasse toda a campanha contra o direito de os indígenas terem sua terra, ainda os condenam por querer permanecer na “pré-história”, que é como definem o direito de terem sua própria cultura.
Não é sem razão que a opinião pública vai sendo bombardeada com a “insensatez” dos indígenas em quererem mais terra para viver. Afinal, já não têm as reservas? Que mais querem? Os meios de comunicação não informam que desde 2012 a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a Emenda Constitucional 215 – que ainda tramita no Congresso - um tremendo retrocesso legal articulado pelas bancadas dos ruralistas e dos evangélicos. Com essa emenda fica na mão dos deputados a decisão sobre a titulação das terras não só dos indígenas, mas também dos quilombolas. Ora, essas bancadas são as representações do capital internacional concretizados em empresas como a Monsanto, Bayer, Syngenta, Cargill e outras, todas ligadas ao agronegócio, que vem abrindo novas fronteiras agrícolas em estados como o Mato Grosso do Sul e Amazônia, espaços onde ainda têm muito índio. Daí a necessidade de ter o controle das demarcações. E é contra isso que os povos indígenas estão em luta.
A velha batalha por demarcação, que ainda precisa ser feita, é o que levou os indígenas à Brasília nesse 27 de maio. Porque os governos de Lula e Dilma Roussef foram os que menos homologações de terra fizeram desde o primeiro governo civil, na década de 80. Dilma realizou apenas 7 homologações, embora existam hoje 339 terras indígenas já identificadas sem que qualquer providência tenha sido tomada. Isso sem falar das outras 293 áreas em processo de estudo. Fica clara, portanto, a completa omissão do governo federal diante da tragédia vivida pelas famílias indígenas. Também no ano de 2012, conforme relatório do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) aumentaram os casos de conflitos e mortes envolvendo indígenas, fruto das invasões efetuadas por fazendeiros para a exploração ilegal de recursos naturais.
É com esse pano de fundo que as comunidades originárias se insurgem dentro do universo de prioridades do governo nesses tempos de Copa do Mundo. Eles sabem que o governo federal definiu, de forma célere, uma lei que dá superpoderes à FIFA e seus parceiros do campo empresarial. Ora, se há ligeireza para atender aos interesses das empresas transnacionais, por que não haveria para demarcar as terras que estão sendo esperadas há décadas? E foi essa luta que os indígenas foram travar nesse maio, em Brasília. Como havia uma manifestação marcada por sem-teto, sindicalistas e outros trabalhadores aglutinados no Comitê Popular da Copa DF, os indígenas se uniram ao coro de protestos.
É claro que a mídia comercial, ávida por factoides, haveria de dar destaque a uma flecha que foi parar na perna de um policial. Pouco importa saber que os policiais estavam fortemente armados, que jogaram gás, que irromperam com cavalos, visando impedir que os manifestantes chegassem ao Estádio Mané Garrincha, recentemente reformado para a Copa. A caminhada até lá, onde está erguida a Tenda da Copa do Mundo, visava justamente aproveitar a visitação das pessoas à taça mundial, para um diálogo sobre as reais necessidades das gentes. Os indígenas tinham planejado fazer um ritual junto à taça mas, como os demais manifestantes, foram impedidos de chegar até o local.
As fotos nos jornais mostram os indígenas em atitudes “ameaçadoras”, com suas flechas de pau contra policiais fortemente armados e à cavalo. E no imaginário de quem vê, os “perigosos”, são, obviamente, os índios. Também fica óbvio que “essa gente”, incluindo aí os sem-casa, os sem-trabalho e os trabalhadores em luta, são pessoas sem um mínimo de “patriotismo”, uma vez que estão se insurgindo contra um evento que vai trazer tantos benefícios ao país.
A presidente Dilma, no Palácio do governo, conversava com empresários no momento do protesto. Suas declarações, pós conflito, são simplórias. “Não dá para usar a Copa para fazer política”, reclamou, como têm reclamado também os partidários do PT e outros apoiadores do governo. Ora, é kit básico da luta política, aproveitar momentos como esses para fazer política sim. É o momento perfeito para a grande política, aquela que pensa de forma totalizante os problemas estruturais do país, como é o caso da concentração da terra, seja no campo ou na cidade. Se não for agora, quando os movimentos poderão conseguir visibilidade? Não foram os trabalhadores que decidiram pelo megaevento. Mas, se ele aí está, com todas as suas mazelas presentes e futuras, essa é a hora perfeita para que as demandas das gentes aflorem e se expressem. Um governo com sensibilidade deveria saber disso e atuar em consequência. Se teve força para trazer a Copa do Mundo para o Brasil, há que ter condições de dialogar com os movimentos e discutir por que determinados assuntos não estão caminhando, enquanto outros seguem como se estivessem numa Via Expressa. As gentes querem saber por que as empresas estrangeiras terão prioridade e exclusividade de ganhos no grande banquete do mundial. E o governo deveria ter a dignidade de responder.
O fato é que agora é hora da festa, dos turistas, da burguesia nacional, dos aficionados pelo futebol, que não se importam com a política que está por trás do evento. Sim, porque a Copa é um assunto político. E o governo está fazendo política com a Copa, exatamente como os trabalhadores, os sem-teto, os indígenas. Todos estão a fazer política. Então, é preciso que a opinião pública saiba disso, e desde aí, do conhecimento, se posicione. O que não dá é para jogar um manto protetor sobre a Copa, como se fosse apenas uma linda e alegre festa popular, a qual alguns “malfeitores” estão querendo estragar. Não é. Aí se joga também o jogo da política, as alianças, os acordos, as benesses, os compromissos futuros.
É por isso que nas ruas as gentes também fazem política. A grande política. A que desvela as chagas abertas de um país dependente, que se desenvolve dentro do subdesenvolvimento gerado pelo sistema capitalista, esse, que exige sempre que um seja pobre para que outro possa acumular riquezas. É claro que se a direita se aproveita dessa incapacidade governamental de dialogar com as massas, aí já não pode ser um problema imputado aos trabalhadores e aos lutadores sociais.
O fato é que, para além do factoide, da flecha na perna do policial, há um número bastante expressivo de brasileiros que sabe o que é o jogo político que se esconde junto ao Mundial de Futebol, e, acertadamente, faz o seu. 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Greve na Ufsc - O ato por democracia

Crônica de um dia de luta




















Ali estavam os técnico-administrativos. Mais um dia de luta, dos mais de 70 que se arrastam sem que o governo se digne a uma boa conversa. Para os que estão no mando do país - a exemplo de outros tantos que os antecederam - não há o que dizer aos trabalhadores das universidades. Mesmo que não tenham sido cumpridos os acordos. Não importa. Essa é uma gente que não é estratégica, como são os trabalhadores da Justiça ou da Fazenda. É a ralé da área da educação, pessoas-meio, trabalhadores que podem ser substituídos por uma máquina, talvez.  

Não é sem razão que desde o governo de FHC, os trabalhadores técnico-administrativos da área da educação estão sendo extintos. Já não estão mais no quadro os cozinheiros, os motoristas, os jardineiros, e outros tantos. Para esses serviços contrata-se terceirizados, ou empresas especializadas. E dá-lhe engordar os cofres públicos.  Afinal, para quê jardineiros? Quem precisa de flores ou belezas no local de estudo? Os "centros de excelência" precisam ser espaços de produção, não de criação do conhecimento. E cozinheiros? Não precisa. Ainda mais que, nas greves, eles se tornam estratégicos, inviabilizando as refeições. Melhor tê-los privados. Controla-se. E assim vai a nave da privatização pelas beiras.

Agora, na greve de 2014 os trabalhadores querem retomar o debate sobre os extintos, sobre os problemas criados pelo novo plano de cargos, uma espécie de minotauro inventado no governo Lula., sobre a privatização dos hospitais. E o governo insiste que não há o que dizer. Que está cumprindo o acordo de aumentar 5% ao ano o salário até 2015. Mas, o acordo não era só isso. Era mais. Mas, quem se importa? A mídia não tem interesse em divulgar a verdade sobre os dramas dos trabalhadores. Preferem desinformar a opinião pública dando destaques a pequenos factoides, como os provocados pelos professores e alunos do CTC. Ajudam a confundir e aprofundam o preconceito contra os servidores públicos. 

E no plano da UFSC nada é diferente. A reitora age igual ao governo federal. Não  respeita, não dialoga, não se importa. E se os trabalhadores se insurgem e confrontam, ela faz cara feia, fica braba, incapaz de reconhecer que esta é uma luta justa. Se entrevistada pelos meios de comunicação, fala bem da greve, mas basta uma olhada nas imagens dos atos de greve para ver que o discursos não combina com a prática. 

Hoje, mais uma vez os TAEs tiveram de impor sua presença, uma vez que parecem invisíveis. Como se não houvesse uma greve, as reuniões do Conselho Universitário seguem normais, e se os Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) pedem para discutir o movimento, os membros rejeitam a proposta. "Não há o que discutir".  Na semana passada, a reitora decidiu levar os conselheiros para uma sala que serve de estúdio, fora da reitoria, para que os conselheiros decidissem sobre a vida da UFSC sem precisar ouvir a gritaria dos trabalhadores que estavam lá fora, com seus tambores. E sequer chamou os conselheiros, representantes dos técnico-administrativos, para a reunião. Tampouco deixou que os mesmos entrassem quando descobriram o local. Parado na porta estava o chefe de gabinete, como um guardião.

Nessa terça-feira o Conselho Universitário se reuniu outra vez, como se a vida na UFSC estivesse normal. Os trabalhadores prepararam um  corredor de cadeiras e panos pretos, para simbolizar a falta de democracia na instituição. E os conselheiros foram passando, algo contrafeitos, mas sem se importar com o simbolismo. Via de regra, eles parecem não notar os TAEs, e agora não seria diferente. Suas expressões de enfado parecem dizer: "Mas que gentinha chata. Como incomodam".  E, assim, como quem abana uma mosca, eles desviam e passam. Raros são os colegas docentes que param, conversam, perguntam sobre o movimento e se solidarizam. Os TAEs seguem invisíveis, mesmo quando "atrapalham", bem ali, no meio do saguão da reitoria.

Assim, os conselheiros passaram em direção a Sala dos Conselhos para mais um dia de decisões sem os técnicos. Mas, para o azar deles, os TAEs insistem e se fazer notar. Então, com as bocas tapadas com panos pretos eles entraram no conselho para mais um protesto. Querem ser ouvidos e respeitados. A reitora, Roselane, tão logo viu a entrada do grupo, batendo tambores, se incomodou. "O que significa isso? Ninguém pediu para entrar..." E como as pessoas não falassem nada, pois estavam com a boca tapada, ela olhou para a sua vice, Lúcia, e perguntou: "Vamos sair?".  No plenário, um pequeno grupo de professores repetiu a expressão de enfado. Alguns um pouco incomodados, desconfortáveis, outros com ar cínico. Aquilo era mais uma incomodação. "Vocês podem dizer o que é isso e quanto tempo vai durar?", perguntou a reitora. "São só três minutos, queremos ler um manifesto". 

E a trabalhadora Dalânea começou a falar. Discorreu sobre a democracia, o que é e a quem serve. Falou do direito que cada pessoa tem em representar a si mesma, com o mesmo peso. Ninguém pode valer menos por ser TAE, ou docente, ou estudante. Cada um deve ser ouvido e respeitado, sendo quem seja. Quem decidiu que o professor pesa mais que o TAE? Ou que o TAE pesa mais que o estudante? De que democracia se fala quando se defende isso? 

A fala seguiu, três minutos. No plenário, nenhuma reação. A reitora mexia no celular. Rostos contritos, olhares de revés, bocas torcidas. Quando o texto terminou, os trabalhadores saíram. Nenhum gesto de solidariedade, nenhum aplauso, nenhum sorriso, nenhum apoio. Era como se eles nem estivessem ali. A porta se fechou e tudo continuou, na normalidade.