sexta-feira, 20 de abril de 2012

Jornadas Bolivarianas começam segunda-feira, 23


Começa nessa segunda-feira, 23 de abril, a Oitava Edição das Jornadas Bolivarianas, evento anual do Instituto de Estudos Latino-Americanos. A conferência de abertura, às 18h30min, será com a professora cubana Digna Castañeda, coordenadora da Cátedra Caribe, na Universidade de Havana. Ela fala sobre a estratégica posição do Caribe na América Latina e sua importância geo-política, tanto para o império quanto para a luta popular. Sempre é importante lembrar que o Caribe é o espaço geográfico que fica entre as Américas, no meio do mar, primeiro lugar a ser encontrado pelos invasores europeus em 1492. Ali também foi palco a grande rebelião dos escravos que acabou com a formação do primeiro estado negro de todo o continente: o Haiti, além de ser no Caribe, em Cuba, a primeira experiência socialista da região.

No dia 24 de abril, durante o período da manhã, acontece a apresentação do livro “Em luta pela terra sem mal”, da jornalista Juliana Piva, que trata do trabalho escravo indígena na Bolívia, seguida da conferência do professor Carlos Martínez, da Universidade Nacional da Colômbia, autor de vários livros sobre o Caribe. Na parte da tarde acontece a tradicional apresentação de trabalhos, com temática latino-americana, às 14h30min. A conferência da noite será com o professor Norman Girvan, da University of the West Indies (Trinidad y Tobago), que é também consultor das Nações Unidas para o Desenvolvimento Político. Haverá ainda a apresentação do livro Anuário Educativo Brasileiro, obra coordenada por Nildo Ouriques (UFSC) e Guadelupe Bertussi (Universidade Pedagógica do México).

No dia 25 de abril, a conferência da manhã, 9h, será com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Ceci Misozcky, que falará sobre os desafios e as lutas do povo haitiano. No período da noite, a partir das 18h30min, acontece uma mesa redonda com todos os palestrantes, sobre as lutas populares e o movimento social no Caribe. Para fechar haverá a apresentação do primeiro volume da Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, coordenada pelo Iela numa parceria com a Editora Insular. O primeiro livro será de Ruy Mauro Marini, Subdesenvolvimento e Revolução.

As jornadas de 2012 apresentam, então, um pouco do estudo e da reflexão que se faz sobre o Caribe, essa importante e estratégica região, com uma experiência histórica riquíssima sem a qual seguiremos ignorando parte do nosso passado como povo, nosso presente e futuro comum.

Todas as atividades serão no Auditório da Reitoria da UFSC

Inscrições no local – completamente gratuitas

Informações: Elaine Tavares - 48.99078877

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Marcha dos Catarinenses

Foi nessa terça-feira, dia 16 de abril. A cidade vestiu vermelho.