terça-feira, 28 de outubro de 2014

O AI-5 na Academia





Livro conta como o manual do lead, dos jornalistas, foi usado para punir o ensino do jornalismo


A jornalista Roseméri Laurindo lança quinta-feira, dia 30, às 17 horas, em Florianópolis, o livro “AI-5 na academia: o Manual do Lead usado pelos golpistas de 1964 para punir o ensino de Jornalismo”, com selo da Editora da FURB (EdiFurb). Nos 50 anos do Golpe Militar e nos 50 Anos das Ciências da Comunicação no Brasil, a autora revela, pela primeira vez em livro, como o Decreto 477 do Governo Militar Brasileiro (o AI-5 da Academia) foi usado para a demissão do catedrático José Marques de Melo da Escola de Comunicação da USP, em 1974.

O lançamento será no salão interno de recepção do Plenário da Câmara de Vereadores da Capital (Rua Anita Garibaldi, 35 - Centro), logo depois da inauguração do monumento do projeto “Trilhas da Anistia – Marcas de Caravanas e Recontes de Histórias”, atividade promovida pela Comissão da Verdade da Câmara Municipal de Florianópolis.

O livro, como destaca o texto da EdiFurb de divulgação, mostra como, sob a alegação de que, ao ensinar a técnica do lead, Marques de Melo estivesse incitando os alunos à subversão, os agentes do governo exigiram a demissão sumária do professor, sem direito à defesa ou seus benefícios trabalhistas.

O manual pode ser visto no Arquivo do Estado de São Paulo, entre os documentos resgatados do Deops (Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo), como prova da repressão política que houve no país. Histórias para serem conhecidas e ajudarem no combate ao autoritarismo que volta e meia ronda as instituições, ressalta a EdiFurb.

O prefácio da obra é do reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado. Para ele "o livro de Roseméri Laurindo descreve uma dessas barbáries perpetradas nesta época e traz um pouco de luz sobre a vassalagem que se instalou nas universidades, principalmente públicas. Mas não é apenas mais uma. A expulsão do professor José Marques de Melo da Universidade de São Paulo e as restrições e negativas do exercício do seu trabalho em outras instituições, como educador da incipiente área do jornalismo, foi marcante pela futilidade dos argumentos, e ceifou gerações inteiras do verdadeiro jornalismo, investigativo e construtivo, necessário à construção da cidadania".

Natural de Blumenau, Roseméri é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado pela UFBA, doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e pós-doutorado pela Umesp. Atualmente, é Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau, primeiro curso criado no país, em 2014, com base nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de Jornalismo no Brasil. Em 2014 Roseméri foi a vencedora do Prêmio Luiz Beltrão, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), na modalidade Liderança Acadêmica.

Nenhum comentário: