segunda-feira, 4 de março de 2013

Antônio, um líder



É nesse dia 8 de março, às 18h, na Escola América Dutra Machado,  o lançamento do livro "Seu Antônio, a história de um líder", fruto do trabalho generoso da educadora Sandra Ribes junto á vida das comunidades Chico Mendes e Monte Cristo. Ué, mas no dia da mulher, a história de um homem?  É que nós, da Pobres e Nojentas, já conseguimos superar essa divisão. Mulheres e homens - se estão na luta por um mundo melhor - ocupam o mesmo patamar e suas histórias merecem o mesmo destaque.

Seu Antônio é mais um personagem que poderia passar invisível na história de uma cidade pródiga em homenagear carrascos e predadores. Ele é um homem simples, que vive numa comunidade empobrecida, não frequenta altas rodas, nem salões acarpetados. Sua trajetória se fez na estrada de chão, nas vielas da comunidade, sempre na batalha por direitos, por dignidade e vida plena.
São essas pessoas que a equipe da Pobres e Nojentas  faz questão de iluminar com focos de luz intensa. Porque é gente assim, como o Antônio, que verdadeiramente constrói a cidade e muda a vida de centenas de outras pessoas com sua força, garra e luta renhida.

Então, nesse dia da mulher, as mulheres da Pobres convidam homem e mulheres, gente que luta, para prestigiar esse lançamento. Não acontece em uma galeria chique, nem numa livraria "da hora". É na comunidade mesmo, espaço de Antônio e dos seus. O livro é a memória viva da luta das comunidades do continente. O livro é história real, façanha comunitária. Pode chegar no Monte Cristo e compartilhar, com amor e com ternura.

Escola América Dutra Machado - Bairro Monte Cristo - 18h - 08/03/2013   

Nenhum comentário: