quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Seminário sobre Constituição e questão indígena

Novo Constitucionalismo, Indígenas e Pluralismo Jurídico

O Programa de Pós-Graduação em Direito promove nessa sexta-feira, dia 26 de agosto, um dia inteiro de discussões sobre o Novo Constitucionalismo na América Latina, Estado Plurinacional, Cosmovisão Indígena e Pluralismo Jurídico. A luta do povo venezuelano, boliviano e equatoriano – desde o início dos anos 90 - levou à formação de Assembléias Constituintes e conseqüentemente a mudanças muito significativas na organização da vida.

Particularmente na Bolívia e no Equador, foram os povos indígenas os que impulsionaram as mudanças, garantindo direitos à natureza, o Estado Plurinacional e multiculturalidade. Temas ainda pouco debatidos no Brasil e que agora, o Programa de Pós Graduação do Direito, em parceria com o IELA e o Núcleo de Pesquisa e Práticas Emancipatórias, traz para conhecimento geral. As atividades, com entrada livre, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas, começam às 9h e seguem até o final da tarde. Vale a pena conferir. Veja a programação!

Programação

26/ago - Sexta-feira

9:00 – Abertura

9:20 – Profª. Dra. Milena Peters – Universitá Degli Studi Suor Orsola Benincasa – Napoles/Itália – O neoconstitucionalismo e o novo constitucionalismo latino-americano

10:10 - Prof. Dra. Caroline Proner – UniBrasil, UNIA/UPO-Espanha - O Estado Plurinacional e pluralismo constitucionalizado: a experiência da Constituição Boliviana.

11:00 - Intervalo

11:10 - Profª. Dra. María Rosario Valpuesta Fernández – UPO/Espanha - Diversidade e Cidadania nas constituições latino-americanas.

12:00 – Intervalo para almoço

14:00 - Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer - UFSC – Pluralismo e Constitucionalismo na América Latina

14:50 - Profª. Dra. Thais Luzia Colaço - UFSC– A questão Indígena na América latina e a Constituição Brasileira de 1988

15:40 - Coffee break

15:50 – Elaine Tavares (Jornalista AGECOM/CSE/IELA) - Pluralismo Étnico na América Latina

16:40 - Encerramento

Nenhum comentário: