segunda-feira, 13 de junho de 2022

A Bilica


A primeira vez que eu a vi foi no centro da cidade, numa destas apresentações que a prefeitura promove. Naqueles dias ainda eram ela e o seu Maneca, uma dupla hilária, dando vida ao que de mais autêntico temos aqui nessa nossa velha Meiembipe: a população nativa e aquele seu jeito de vestir e falar tão único. Para mim era lei, onde quer que eles estivessem se apresentando, lá estava eu, rindo à bandeiras despregadas. Depois, a Bilica seguiu sozinha, e eu continuei acompanhando. Lá no Campeche, nas festanças promovidas pelo seu Getúlio, sua presença sempre foi constante. Impossível não se apaixonar por aquela mulher tão cheia de verdade e pureza. 

Com o passar do tempo eu acabei conhecendo a incrível pessoa que dava vida à Bilica: a atriz Vanderléia Will, uma mulher carregada de uma força imensa, uma criatura apaixonada pela arte da palhaçaria, pela cultura local, pela arte. Uma paixão tão grande que a fez apostar na construção de um circo, que servisse de espaço para os atores, palhaços, cantores, poetas, toda a sorte de gente que precisa de um lugar para expor sua arte. E por um bom tempo o Morro das Pedras abrigou o Circo da Dona Bilica, sempre com uma opção de qualidade no campo da cultura. 

Pois essa garota extraordinária, a Vanderléia, completa 30 anos na adorável tarefa de dar vida à querida Dona Bilica. Não é qualquer coisa. É como se fosse uma existência inteira. E, para celebrar, ela realiza um show no teatro do CIC, nesta quarta-feira, dia 15 de junho, às 21 horas. Um lugar nobre para uma arte nobre, para uma artista nobre. Sim, já vi esse espetáculo várias vezes, e o veria ainda outras incontáveis vezes, porque é engraçado, é terno, é lindo, é cheio das belezas dessa nossa gente que encontramos amiúde no ônsh, no mercadinho, na missa, nas festas do divino e do boi-de-mamão. 

Convido todo mundo a celebrar o aniversário de 30 anos da Bilica, porque ela é uma lembrança de toda a riqueza do que somos aqui nesta ilha: um pouco brutos, mas também capazes da ternura mais funda. A Bilica é nossa alma, que passeia dentro do corpo da Vanderléia. 

Parabéns querida... e que venham mais 30 anos...



Nenhum comentário: