terça-feira, 3 de maio de 2022

Irineu e Joana vencem o terceiro turno

Foto: João Eduardo Cardoso Pinheiro/Agecom/UFSC


O Conselho Universitário da UFSC não embarcou na canoa do golpe tentado por um professor que representa grupo bem específico na universidade. O mesmo que tentou por meses a fio inviabilizar a direção do Centro Socioeconômico, buscando barrar a construção de um regimento construído de maneira ultra participativa. Não por acaso, o diretor do CSE era o professor Irineu Manoel de Souza.  

Agora que Irineu venceu as eleições para a reitoria da UFSC certamente não iram deixar que tudo corresse bem. E, não se enganem, caso o resultado fosse diferente, nada disso teria acontecido. O resultado seria aceito e a vida seguiria em paz. 

Foi assim que a chapa Universidade Presente, de Irineu e Joana, enfrentou nesta segunda-feira mais um turno das eleições. Para azar do golpista o CUn decidiu acatar o resultado das urnas, como historicamente sempre aconteceu. Ainda assim aparecem três votos para a chapa que foi apresentada sem ter passado pelo crivo da eleição. Ou seja, existem três conselheiros que seguem apostando no atraso e no obscurantismo. Como a votação foi secreta, não saberemos quem foi. 

Para viver mais este turno, na manhã chuvosa deste começo de maio, a reitoria se encheu de gente, estudantes, técnicos e professores, que foram apoiar a chapa vencedora e cuidar pra que os acordos fossem mantidos. Havia tempos que não se via esse barulho, essa vibração, essa força que brota da união daqueles que lutam por uma universidade necessária. Foi bonito de ver. 

Terminada a votação, o grito de alegria ecoou, enquanto Irineu e Joana reafirmavam suas propostas e alertavam: ainda não está terminado! Agora, com a lista tríplice encaminhada ao MEC, o presidente da República vai decidir quem assume a UFSC. Será o quarto turno. E, não se sabe o que pode sair daquela cabeça. Caso não seja a chapa vencedora, outras lutas virão. 

Mas, ainda que o presidente assine a condução de Irineu e Joana, já se sabe que os golpistas seguirão agindo. Já tramita ação na justiça. O quinto turno. E, se perderem aí certamente ficarão infernizando por todo o mandato. Assim que não será fácil dirigir a UFSC tendo de esgrimir os inimigos internos. Por sorte a comunidade os conhece bem e saberá enfrentar. 

Por enquanto, a UFSC celebra. A eleição foi realizada, o CUn respaldou. Ainda há que esperar o quarto turno, numa espera ativa a mobilizada, afinal, o processo não acabou.  


Nenhum comentário: