quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Senado brasileiro ratifica o golpe



Enquanto a nação brasileira assistia aos jogos das Olimpíadas, o Senado nacional aprovava, por 59 votos a 21, na madrugada desta quarta-feira (10), o prosseguimento do processo de impedimento da presidenta Dilma Rousseff. Com essa decisão ela se torna ré no processo e passará por julgamento. 

A sessão que definiu a continuidade do impedimento durou 17 horas e foi comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Segundo a maioria dos senadores existem provas suficientes contra Dilma em pelo menos quatro atos que eles consideram crimes: a publicação de três decretos que ampliaram a previsão de gastos no Orçamento sem autorização do Congresso Nacional e as chamadas pedaladas fiscais no Plano Safra, programa de empréstimos rurais executado pelo Banco do Brasil.

Com a terceira etapa do processo deverão ser marcadas as sessões de julgamento, a começar depois do dia 23 de agosto. 

Na última sessão serão necessários 54 votos para afastar Dilma definitivamente. A considerar a votação dessa terça-feira, pouca coisa deverá mudar. Mesmo com manifestações acontecendo em todo o Brasil, a câmara alta brasileira fez ouvidos moucos. 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), digno representante do murismo, não apresentou seu voto.

Nenhum comentário: