terça-feira, 13 de setembro de 2011

Semana Paulo Freire, de 19 a 21 de setembro, na UFSC


Acontece, de 19 a 21 de setembro, no Centro de Desportos da UFSC, a III Semana Paulo Freire, numa promoção do Vitral Latino-Americano de Educação Física, Esporte e Saúde, projeto ligado ao IELA, coordenado pelos professores Paulo Capela e Edgar Matiello. A semana visa manter vivos o pensamento e a prática desse educador brasileiro que inaugurou um novo jeito de pensar a educação.

Paulo Freire, que nasceu em Pernambuco, em 1921, tão logo se fez professor já começou a mobilizar a vida naquela região participando do Movimento de Cultura Popular, um trabalho de extensão da Universidade do Recife. Também se destacou no trabalho educativo realizado na cidade de Angico, Rio Grande do Norte, em 1962, quando começou com suas primeiras experiências de alfabetização encarnadas visceralmente na vida real. Esse método de alfabetizar iniciado ali ganhou fama mundial no que ficou conhecido como Método Paulo Freire.

Em 1963, no auge das lutas populares no Brasil, ele é chamado pelo MEC para coordenar o Programa Nacional de Educação que iria colocar o Brasil na ponta de lança de um criativo e original método educativo. Mas, o golpe militar de 1964 acabou com essa promessa e Paulo Freire terminou preso e exilado, porque sua idéia de alfabetizar era também uma forma crítica de ver o mundo.

Fora do Brasil o método criou vida e Paulo Freire ensinou em países como o Chile, a Bolívia, Suíça e Guiné Bissau. Quando veio a anistia ele voltou para o Brasil onde atuou como secretário de educação da gestão de Luiza Erundina. Paulo Freire dedicou sua vida a educar para a liberdade, contra a opressão e seus ensinamentos ainda hoje aparecem como absolutamente revolucionários.

A Semana abre no dia 19, às 8h30min, no Auditório do CDS, com a projeção de vários vídeos que tratam da temática freiriana, seguida de um debate sobre o educador e suas idéias. Participam da atividade o secretário de Educação do Rio Grande do Sul, José Clóvis de Azevedo, além de outros professores que atuam dentro da proposta educativa de Paulo Freire. A programação completa pode ser acessa no endereço:

HTTP://www.semanapaulofreirenaufsc.blogspot.com

Nenhum comentário: