segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Nosso lugar: Campeche





Fotos: Rubens Lopes

Quem vive no Campeche sabe: os caminhos de areia que correm para o mar são a nossa praça. Não temos qualquer lugar de encontro a não ser a praia. E ali, a vida se expressa, parceira da luminosidade do sol e do barulho incessante do oceano. E foi por esses caminhos que alguns fotógrafos, dispostos a desenhar belezas se encontraram. No raiar da manhã, na puxada do arrastão, nas manifestações culturais, na missa dos pescadores. No enredar dessa cultura peixeira nasceram imagens, que falam, em luz, de tudo aquilo que faz a nossa comunidade ser o que é. Esse espaço de maravilhas, de gente amiga, de companheiros.

No último dia 10, quatro fotógrafos: Milton Ostetto, Ronaldo Andrade, Hermes Daniel e Paulo Heise, lançaram um livro no qual juntam essas imagens, recolhidas no abraço fraterno com as gentes do lugar. Foi no Rancho de Canoa do seu Getúlio, foi bonito, foi singelo, como é a nossa comunidade. O trabalho, que leva o nome de “Um lugar chamado Campeche” já está praticamente esgotado, esperando uma segunda edição. Mas ainda restam alguns exemplares. Quem quiser é só entrar em contato com o Milton, pelo facebook.


Nas folhas do livro estão as imagens do Campeche da gente. E, apesar de no papel, elas não estão congeladas, porque vivem em todos nós. O Campeche é essa cornucópia de maravilhas, capturado por olhos amorosos. Vale a pena ver. 

Nenhum comentário: