quarta-feira, 13 de maio de 2015

Mestre Jimmy - Medalha Cruz e Souza

































Mestre Jimmy, ao centro - Foto: Jerônimo Rubim

A pedido do mandato do vereador Prof. Lino Peres, às 16h desta quarta-feira (dia 13, data alusiva ao Dia da Abolição da Escravatura), a Câmara Municipal presta homenagem em Sessão Especial a Valmir Ari Brito, o Mestre Jimmy da capoeira. Ativista da construção de uma pedagogia multirracial e popular, ele é referência nas ações de defesa da raça negra em Florianópolis e receberá a medalha Cruz e Souza por suas relevantes contribuições nas áreas cultural, desportiva, de desenvolvimento social e educacional da cidade. 

Contramestre da Associação Brasileira de Capoeira Angola Palmares e Mestre em educação pela UFSC, Jimmy exerceu diversos cargos de direção em associações de capoeira, e criou, com outros capoeiristas, as rodas no Mercado Público, Figueira da Praça XV e escadaria da Catedral. Com seus estudos e pesquisas em aspectos relacionados às manifestações populares da Cosmovisão Africana, levanta um contraponto à dominação hegemônica das referências simbólicas e intelectuais europeias e anglo-saxãs. 

Uma merecida homenagem a um importante personagem da cidade. Convidamos todos a prestigiarem a cerimônia nesta quarta-feira, 13, às 16h.

Nenhum comentário: