sábado, 2 de agosto de 2014

Povo Guarani: mais um passo rumo à conquista da terra






















Nesse dia primeiro de agosto, data que as comunidades indígenas da franja andina comemoram o dia da Pachamama (a mãe terra), os Guarani, que vivem na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, Santa Catarina, deram mais um pequeno passo em direção a completa desintrusão de suas terras ancestrais já demarcadas. O superintendente regional da Funai, João Maurício, entregou as terras que ficam em frente a aldeia, na beira da BR-101, onde estavam instalados um restaurante e uma borracharia. O acordo com os ocupantes do terreno foi fechado e agora o espaço já é de uso do Guarani.

A documentação foi assinada na tarde desse dia sagrado, e deixou os Guarani muito animados, porque o espaço possibilitará plantios de horta, mandioca, milho e manejos de árvores frutíferas, garantindo a produção de comida para as 32 famílias que hoje vivem na aldeia. 

A recuperação da terra chega poucos dias de um importante encontro de lideranças Guarani que reuniu mais de 50 caciques dessa etnia na região do Morro dos Cavalos. Eles fazem parte da Comissão Nacional Yvyrupa que discute a situação de cada área no Brasil. É uma forte retomada da luta indígena, coordenada por eles mesmos, sem a intermediação de Ongs ou entidades. No encontro foram repassadas informações sobre as demarcações, os avanços e os obstáculos que ainda precisam ser superados. 

A reunião de lideranças também é um momento importante para a consolidação da história Guarani que é passada oralmente para os mais novos, para a celebração das cerimônias e o fortalecimento dos laços, já que a etnia está espalhada por vários estados do país. Além disso, é um espaço de articulação política que ajuda as comunidades a tomarem conhecimento sobre seus direitos e sobra as estratégias de luta que ainda precisam ser implementadas. A garantia de território demarcado e liberado ainda está bem distante para muitos grupos. É preciso estar junto e alerta. 

Na comunidade do Morro dos Cavalos que caminha firme sob o comando da cacique Eunice, o dia da Pachamama foi de alegria e comemoração. 

Nenhum comentário: