quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Trabalhadores do Comper lutam e conquistam



A greve dos trabalhadores do Comper terminou ontem as três horas da tarde. Depois de uma reunião com a representação patronal, o sindicato conseguiu garantir importantes avanços no que diz respeito às reivindicações. Os trabalhadores amanheceram a quarta-feira de braços cruzados, exigindo aumento salarial e melhoria nas condições de trabalho. Com um salário de pouco mais de 800 reais, muitos deles trabalhavam mais de 10 horas e ainda sem a função regularizada na carteira.

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários a repercussão da greve foi muito grande na cidade e os patrões decidiram negociar. Foi fechado um acordo que definiu o seguinte:

Alimentação - Os trabalhadores reivindicavam uma alimentação decente, visto que a empresa terceirizada que atende o supermercado enviava marmitas com comida velha, revirada,  e às vezes, estragada. O Comper se comprometeu em fiscalizar a alimentação e se não melhorar, em 30 dias pode romper com o convênio.

Folgas  - O supermercado se comprometeu de não burlar mais a escala de folgas e cumprir a lei de, a cada 15 dias, estabelecer uma folga ao trabalhador. Essa cláusula há muito não vinha sendo cumprida com alguns chegando a ficar mais de 30 dias sem folga.

Feriados - O supermercado abria nos feriados e, em vez de folga, levava para o banco de horas. Isso também não vai mais acontecer, segundo o acordo.
Anotação das funções  - Muitos funcionários desempenhavam funções diversas, sem a devida anotação na carteira. Agora, o supermercado terá trinta dias para regularizar a situação.

Aumento salarial  - Como os trabalhadores do comércio tem sua data-base em primeiro de outubro, estão em processo negocial. Ficou acordado que na reunião do dia 26 de setembro, a representação do Comper vai participar e ficar mais presente no processo.

Para Leal Martins Nobre, a mobilização dos trabalhadores deu uma grande lição na cidade. Quando a exploração é demais, as gentes se levantam. Mesmo arriscando o emprego, os trabalhadores sabiam que como estava não podia ficar. "Não chegamos a 100% das reivindicações, mas garantimos 80%. Foi vitorioso". Segundo Leal, também houve o comprometimento do Comper em não retaliar os trabalhadores que participaram da mobilização.

Hoje de manhã, tão logo abriu o mercado, os clientes chegaram fazendo festa e parabenizando os trabalhadores. Havia sorrisos tímidos e um pouco assustados, mas uma clara satisfação por ter feito o que é preciso fazer para manter a dignidade.

No dia 19 de setembro, a oferta do dia foi: GREVE! E que os patrões coloquem as barbas de molho...

2 comentários:

beto disse...

parabens aos func. do comper por lutarem pelos seus direitos.

Rich disse...

Parabens aos funcionarios do comper. E parabens a materia do blog, bem completa, gostei. E vamos apoiar eles, dinheiro os empresário tem de sobra!!