segunda-feira, 1 de outubro de 2018

As eleições presidenciais e o coiso

foto: rubens lopes

Nunca consegui encarar a figura do "coiso" como irrelevante e já faz bastante tempo que venho falando do risco que é para todos nós tê-lo como presidente. Alguns compas me diziam que ele não chegaria a 4%, mas, como eu previa, ele foi crescendo e avançando, a ponto de ser o primeiro colocado nas pesquisas. 

Continuo pensando que tanto a estratégia como a tática de ataque a ele tem sido errada, o que pode ser a nossa desgraça. Por mais que sejam importantes os temas relativamente às questões identitárias de gênero e de raça, penso que isso não toca o coração das pessoas em geral. As pessoas que estão com o "coiso" não estão nem aí para esses temas. Elas querem saber da corrupção, que acreditam será encerrada com ele. Elas querem saber se terão posto de saúde quando ficarem doentes, e acreditam que terão, pois se ele acabar com a corrupção o dinheiro vai chegar. Elas querem saber se os filhos terão educação, e pensam que terão porque sem a corrupção a grana vai chegar. Elas querem uma mudança radical, mesmo que essa mudança signifique uma mão dura, que elas acreditam jamais lhes tocará porque são pessoas "decentes". 

Eu vejo as campanhas e vejo os debates. Praticamente não se fala nos temas que as pessoas querem que se fale. Que fique claro: não estou diminuindo as pautas que estão aí nas ruas, na boca dos movimentos e pessoas que saíram às ruas com o grito de "ele não". Penso que foi poderoso e bonito. Mas, creio que numa estratégia eleitoral isso é muito insuficiente. Tem uma massa gigantesca de gente que não se sente dentro dessas pautas - mesmo que estejam (é o caso de mulheres, negros e gays que votam no coiso, mesmo com o coiso dizendo os horrores que diz sobre eles). Esse povo está noutra onda e penso que os partidos de centro-esquerda (que é o que nos resta) não estão sabendo compreender. 

Por isso que ando assim, meio Regina Duarte, porque parece que estamos cometendo os mesmos erros dos que tripudiavam dos eleitores de Trump nos EUA. Sendo assim, e vendo chegar ao fim a campanha sem uma estratégia real para convencer essa gente, só me resta apelar para os deuses. Valamideuzi....


Nenhum comentário: