sábado, 6 de outubro de 2012

A música do Pará



Esse brasilsão é mesmo uma maravilha. Em cada cantinho se esconde a beleza de uma cultura multifacetada, misturada, mestiça. E a música é um dos espaços onde essa cara brasileira consegue se expressar com infinita claridade. No norte, na região do Pará, vive uma dessas coisas lindas, capazes de nos enternecer até as lágrimas: Nilson Chaves.


Apesar de já ter andado tanta estrada numa larga carreira, esse poeta dos rios e da vida marajoara, não toca nas rádios, não aparece na televisão e tampouco é o queridinho das gravadoras. O motivo não é outro senão a riqueza de sua poesia, a delicada mirada do seu espaço geográfico, esse norte tão desconhecido no sul. Através de sua voz, Nilson conta as histórias do boto dos rios da Amazônia, do povo ribeirinho, das gentes do Pará, do açaí, do tacacá, o cotidiano de Belém, da beira do Guajará.


Nilson vai nos guiando pelas veredas úmidas do norte, na ternura do toque do violão, na delicadeza da voz, com aqueles seus olhos de rio. Impossível ouvir suas canções e não sentir a vastidão do mundo amazônico, naquilo que ele tem de grandioso e de especial. A música desse gigante do Pará é para ser ouvida assim, no final da tarde, enterrado na rede, mirando o pôr-do-sol.


Aqui vai um pouquinho dessa beleza, com outro monstro da música do norte, Vital Lima. Para conhecer e nunca mais deixar de ouvir.


Nenhum comentário: