sábado, 23 de março de 2024

A minha cidade

Foto: Rubens Lopes

Hoje Florianópolis está de aniversário. Meiembipe, minha cidade. Lembro quando cheguei aqui com minha mochilinha verde, alguns caraminguás e o sonho de, finalmente fazer faculdade. Meu primeiro lugar foi o dormitório Cruzeiro, lugar de encontros fortuitos, de cuja janela via passar a Lurdinha com sua caixinha de fósforo. A Conselheiro e sua fauna. O mercado público. Desde aquele março de 1987 até hoje minha vida tem sido batalhar por esse lugar, para que seja bom para mim e para toda gente que vive aqui. Vinda das fileiras do MST logo me vinculei ao movimento pela moradia e vi nascer a maioria das comunidades da periferia. Monte Cristo, Chico Mendes, Vila Aparecida, enfim... Com Padre Vilson recorrendo os morros e veredas dos perdidos. Estive na prefeitura do Grando/Afranio, construí o Orçamento Participativo, sonhei esse lugar melhor. Aqui encontrei meu amor. Aqui tenho partilhado amigos queridos. Já se vão mais de três décadas de vida vivida, flanando pelo centro amado, fruindo o Campeche. A foto abaixo define minha relação com a cidade : uma mulher que ama esse lugar e por ele luta. Para que siga sendo lindo e sendo rede onde possamos descansar nossos corpos rotos de batalhas. Uma cidade para os trabalhadores, para os que realmente a fazem, no cotidiano dos dias. Te amo, cidade... Te amo loucamente...

Nenhum comentário: