segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O cinema do Campeche
























Ademir é nascido em ratones, mas vive no Campeche há 25 anos 

Será nessa sábado, dia 8 de outubro, a apresentação de mais um documentário do cineasta  Ademir Damasco, o "neném". Ele mostrará à comunidade, como sempre faz, o seu mais recente trabalho: o filme A Origem, de 42 minutos. 

Nesse trabalho Ademir foca no Surf que, apesar de ser um esporte visceralmente ligado à natureza, utiliza equipamentos de uma indústria altamente poluidora. O que o documentário mostra é a proposta de um conceito de equipamento totalmente natural, sustentável e biodegradável, contribuindo assim para um mundo melhor. Nele, Ademir conta como plantou e colheu uma prancha totalmente natural.

O Campeche e suas belezas são mostrados no vídeo, bem como a possibilidade de se viver o surf de uma forma bem mais integrada com a natureza. Não apenas no mar, mas também na terra, promovendo um legado de proteção e vida. A origem é o começo de um surf sem poluição. 

O filme de Ademir Damasco já está fazendo seu caminhos pelos festivais do mundo, tendo sido selecionado para os seguintes prêmios:


Seleção Oficial Surf at Lisbon Fest - SAL - Lisboa, Portugal.
Sagres Surf Culture - SSC - Vila de Sagres, Portugal
Festival Internacional de cinema de Surf e Skate - MIMPI - Rio de Janeiro, RJ
Festival Latino Americano de Cinema Ambiental - Porto Velho, Rondonia
Festival de Cinema Sócio Ambiental - Cinecipó - Belo Horizonte, BH
Festival Internacional de Cinema Independente - Festicini - Sumaré, SP -
Premio Melhor média Metragem.

A atividade de lançamento do documentário integra uma grande programação cultural na Capela São Sebastião, no Campeche. A movimentação começa as seis horas da tarde, com a missa. Logo em seguida tem o Boi de Mamão do Campeche e o lançamento do livro "Um lugar chamado Campeche", com imagens da comunidade. 

Às oito e meia começa a projeção do filme. Vale a penas conferir!!! 

O Neném é uma das figuras mais queridas do Campeche, sempre com sua câmera voltada para a nossa cultura e nossa comunidade. 

Um gostinho do que virá...


Nenhum comentário: