sexta-feira, 20 de junho de 2008

Viva Inti


Quem já se embriagou da beleza dos povos andinos sabe bem. Hoje é dia de festa em toda a cordilheira. É chegado o solstício de inverno. Dia do dia mais curto do ano, quando o sol está mais longe em latitude, da linha do equador. Neste dia, os povos originários fazem saudação ao grande Inti, o deus sol. Dançam, cantam e trazem oferendas para que ele venha, firme, bonito, a brilhar sobre suas colheitas e lhamas.

A chegada do inverno marca o início de um novo ano, que se espera seja de alegria e fartura. No Equador, Bolívia, Peru, no Chile, Colômbia, Venezuela, em todos os cantos de Abya Yala é hora de render “gracias” aquele que, com sua luz, torna possível a vida.

Aqui, no sul do sul, o dia está perfeito para a cerimônia. Há um sol brilhante e um ar de inverno que prenuncia belezas. Não importa qual é o deus que cada um professa, mas sim o desejo que vive nas gentes de vida digna, de riquezas repartidas, de amor e plenitude. Vamos, portanto, celebrar, dançar, cantar e pedir aos deuses que esta nossa Abya Yala seja livre, que os povos sejam soberanos e que a vida floresça, a despeito de todos os invernos. Viva o Inti Raymi. Viva Inti! Viva a vida que vive!

Nenhum comentário: