segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Para conhecer a cidade


Nesse ano de 2024 teremos as eleições municipais, momento importante de decisão sobre os rumos da cidade. Vamos escolher prefeitos e vereadores, ou seja, definir quem vai organizar a cidade. E isso significa que serão estas pessoas as que vão decidir sobre a maneira como vamos viver, afinal, é na cidade que atuamos e existimos. Sabemos que existem duas cidades: a que nos pinta a mídia e os governantes de plantão, e a cidade real, desenhada pelo confronto e pela luta. Esta, a segunda, é pouco conhecida justamente porque a ideologia que jorra nas mídias comerciais a escondem. Mas, há quem se dedique a pensar, narrar e desvelar esta cidade concreta, a que vivenciamos no nosso dia a dia. 

Por conta disso o Instituto Cidade e Território (ITCidades) lançou em 2022 um livro, organizado pelo professor Lino Peres, que junta todo esse pessoal e que, através de 50 artigos, reflete sobre as políticas do Estado, a questão fundiária e as lutas urbanas e ambientais no embate contra o capital em seus vários âmbitos, principalmente imobiliário e rentista. Sim, é um livro grande, como grande é a luta que se trava por aqui desde há séculos. Mas, não dá para pensar a cidade sem ouvir essas vozes. 

O livro “Confrontos na cidade: luta pelo plano diretor nos 20 anos do Estatuto da Cidade”, está livre na rede. É só baixar. Vale a pena conhecer. 

Nenhum comentário: