Algumas informações sobre Cuba que nos permitem observar o quanto a proposta socialista de vida daquele país não é algo a se temer, e sim algo a se almejar: Cuba é o primeiro país do mundo a eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho. Cuba é o primeiro país do mundo a criar uma vacina contra o câncer de pulmão. Cuba é o país com mais médicos, professores, atletas, artistas per capita no mundo. Entenda-se bem: Do mundo! Cuba treinou mais de 20.000 médicos de vários países pobres do mundo gratuitamente em sua Escola Latino-Americana de Medicina; apesar de suas limitações econômicas. Cuba tem o dobro de médicos que a Inglaterra, apesar de ter uma população quatro vezes menor. Cuba é uma fábrica de médicos, engenheiros, atletas, poetas. Cuba é um dos países com as menores taxas de mortalidade infantil do mundo. Cuba é o único país latino-americano sem trabalho infantil, sem crianças dormindo nas ruas ou se prostituindo. Cuba é o país com o maior índice de desenvolvimento humano da América Latina. Cuba é um dos poucos países do mundo sem desnutrição infantil. Cuba é um dos poucos países do mundo sem problemas com drogas e drogados. Cuba foi o primeiro país latino-americano a erradicar o analfabetismo. Todas essas conquistas foram alcançadas, apesar do bloqueio criminoso e do assédio de todos os tipos aos quais o pequeno, mas heroico país do Caribe, foi brutalmente sujeito. Então: qual país capitalista da América Latina ou do mundo conseguiu alcançar todas essas conquistas sociais? Que país latino-americano ou mundial tem níveis tão baixos de criminalidade ou insegurança que Cuba tem? Fala-se da miséria de Cuba, quando nas cidades dos países latino-americanos ainda faltam os serviços básicos para a grande maioria da população. Nega-se a grandeza do socialismo, alegando que é um fracasso. Mas veja o que o capitalismo produz: Um bilhão de famintos, um bilhão de analfabetos, bilhões de escravos no século XXI, que mal sobrevivem com menos de um dólar por dia, exploração, guerras, invasões, prostituição, tráfico de armas, tráfico de drogas, morte, poluição dos oceanos, rios, desmatamento, aquecimento global, milhares de armas nucleares, capazes de acabar com toda a vida no planeta, terrorismo, doenças. Então, quem fracassou? (Texto: MML)
Cuba realiza, sem qualquer pudor, o aborto eugênico — a eliminação de fetos com deficiência, qualquer que seja ela. O país também foi um dos pioneiros na propagação do aborto químico, realizado com remédios. Mate os fetos e diminua a mortalidade infantil. É o modo comunista de fazer as coisas: para diminuir o número de morte de crianças, mate-as antes de nascer.
Elaine Tavares. Jornalista. Humana, demasiado humana. Filha de Abya Yala, domadora de palavras, construtora de mundos, irmã do vento, da lua, do sol, das flores. Educadora, aprendiz, maga. Esperando o dia em que o condor e a águia voarão juntos,inaugurando o esperado pachakuti. Contato: eteia@gmx.net / tel: (48) 99078877
Redes Sociais
Rádio Comunitária Campeche
Artigas
o general dos povos livres
Sempre na Memória
Marco Temporal Não
Vida plena para os povos originários
Programa Campo de Peixe
sábados - 11h - Rádio Campeche
Jornalismo de Libertação
Este é o pressuposto teórico básico do jornalismo praticado pela autora deste blog. Seguindo a senda da Filosofia de Libertação, que busca olhar o mundo a partir do olhar da comunidade das vítimas do sistema capitalista, o jornalismo de libertação se compromete em narrar a vida que vive nas estradas secundárias, nas vias marginais. O jornalismo de libertação não é neutro nem imparcial. Ele se compromete com o outro oprimido e trata de, na singularidade do fato, chegar ao universal, oferecendo ao leitor toda a atmosfera que envolve o assunto tratado. (Jornalismo nas Margens. Elaine Tavares. 2004)
Moda Inviolada: uma história da música caipira
-
O livro que publiquei em 2006 com minha pesquisa sobre como a música
caipira se transformou na música "sertaneja" ainda está disponível e pode
ser adquiri...
-
*EMANUEL MEDEIROS VIEIRA*
*Salvação - Alameda dos Amigos Mortos*
*SALVAÇÃO*
Por *Emanuel Medeiros Vieira*
“*O tempo é a espera de Deus que mendiga no...
2 comentários:
E Cuba é o segundo país com maior número de representantes mulheres no parlamento! atrás, apenas, de Ruanda.
Cuba realiza, sem qualquer pudor, o aborto eugênico — a eliminação de fetos com deficiência, qualquer que seja ela. O país também foi um dos pioneiros na propagação do aborto químico, realizado com remédios. Mate os fetos e diminua a mortalidade infantil. É o modo comunista de fazer as coisas: para diminuir o número de morte de crianças, mate-as antes de nascer.
Postar um comentário