sábado, 16 de julho de 2016

Eleições para o Sintufsc - é hora de mudar













A campanha já está viva no campus. 






Dia 10 de agosto os trabalhadores da UFSC decidirão qual tipo de sindicato eles querem ter. Pode ser o que está aí: que dá prêmios para alguns, que faz festas, que destrói a luta – como na greve das 30 horas – que esvazia a política. Ou pode ser um sindicato que faz a luta acontecer, que é criativo, que enfrenta os desafios, que buscar formar os trabalhadores, que discute no campo da grande política e que também festeja.

Estou com o sindicato que se expressa agora nesse alaranjado do amanhecer. Uma proposta que bebe nas profundas águas do passado, respeitando as velhas lideranças, aqueles e aquelas que nos distantes anos 80 também se vestiram de laranja para propor uma “Alternativa Independente”.  E que, naqueles dias, garantiram a mudança na vida da UFSC e a criação desse sindicato que hora disputamos. Estou com essa gurizada que chegou nos piores tempos da UFSC – de apatia e silêncios – e, de cara, provocou a movimentação com suas vozes claras, com seus risos de cristal, com sua força de luta.

Como não estar lado a lado com essa gente – novos e velhos - que ousou fazer uma das  greves mais bonitas da UFSC: a  que colocou a universidade de portas abertas, mostrando o quanto era possível implantar o turno das seis horas. E quanta beleza se fez naqueles dias de balões, cores, tambores e palavras de ordem.

Agora será hora de decidir o caminho dos próximos anos, anos de recessão, de arrocho, de conservadorismo explícito. Um caminho que só poderá ser trilhado junto com aqueles e aquelas que se dispõem à luta concreta, verdadeira. A companheirada da Chapa 1  - TAES LIVRES é essa estrada. Porque eles e elas, acertadamente, não colocaram de lado toda uma história de luta que foi travada dentro desse espaço que é a nossa casa, a UFSC. No reconhecimento do passado e de toda a vida que se constituiu a cada greve, cada movimento, cada conquista, esse grupo se fez e se fortaleceu, recolhendo as boas experiências e inventando novos rumos.

A CHAPA 1 – TAES LIVRES  é barro pisado de muitos pés, muito suor, muitas lutas, muita história. Tem fortaleza, tem doçura, tem alegria, tem garra, tem história, tem sonhos, tem esperanças e tem fé. Essa coisa meio sem sentido que a gente sente diante do impossível, mas que é o que move o mundo.
Nossa chapa TAES LIVRES tem fé em cada trabalhador e cada trabalhadora da UFSC. Acredita firmemente que os que querem uma universidade melhor para trabalhar e para criar conhecimento para toda a sociedade colocarão seu voto na urna como uma voto na CHAPA 1. Nós temos fé e esperança em ti colega, que conhece a batalha que vem sendo travada para reviver o sindicato de luta, o nosso sindicato.


Assim, quando o dia 10 de agosto amanhecer, alaranjado e bonito, nós estaremos todos construindo um tempo novo na UFSC. Acredite nisso também e venha conosco. Vote 1 e junte-se a nós, TAEs Livres. 

Nenhum comentário: