quinta-feira, 30 de julho de 2009

A importância da música






Por Paulo Renato Venuto

A música é de infinita importância para sensibilizar um coração duro, porque ela pode afeiçoar a consciência e a sociedade. A música tem esse poder de entrar onde não há portas e fazer ali a ação curativa. Sebastian J. Bach dizia que ´´a música se faz para a glória de Deus e o aperfeiçoamento do homem´´. Assim, quando ela já não tiver essa capacidade de pavimentar o coração e a alma do ser humano, não poderá ser mais chamada de música.


Nas sociedades primitivas, como a 1,6 milhões de anos, os homens, homos erectus, já batucavam com ossos os troncos de árvores ocas para festejar a ternura que sentiam no coração. Agora, nas sociedades modernas os homos sapiens batucam nos seus instrumentos eletrônicos para se libertarem das cadeias. Mas também cantam e dançam para fazer da comunidade onde vivem um lugar bom e bonito para si e para os outros.

Aí está a importância da música, fazer da pedra dura e do coração enrijecido uma mola flexível. Por isso a música tem importância inestimável, porque ela faz do homem endurecido um ser puro, com encantos, e livre de maldades...

Nenhum comentário: