segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dilma participa do encontro de blogueiros em BH

 
 
 















Na sexta-feira, dia 20, a frente do tradicional hotel Othon Palace se encheu de gente. As pessoas foram chegando ainda de tarde, alertadas para o fato de que a presidenta Dilma Roussef estaria ali, para o encontro nacional de blogueiros e ativistas sociais. Quando a noite chegou, banhada por uma enorme lua cheia, já era uma multidão. Num caminhão de som, uma a uma foram falando as lideranças sociais, sindicais e políticas, denunciando o golpe que retirou a presidenta do governo. “O que estamos vivendo é um golpe, sim. Não há como negar. Não há crime cometido por Dilma”.
Eram pouco mais de sete horas quando ela chegou ao hotel. Passaria adiante, na direção da abertura do encontro. Mas, foi impossível. As ruas estavam tomadas por  milhares de pessoas aos gritos de “fica, querida”. A presidenta chorou. Então, falou às gentes: “Eu quero dizer para vocês que eu não vou ficar escondida no palácio da Alvorada. Eu vou resistir ao golpe. Serei uma zeladora da democracia”.
No encontro de blogueiros, Dilma escutou antes a fala da representante dos ativistas- Secretária-Geral do Barão de Itararé e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Renata Mielli - que fez uma dura crítica ao governo do PT no quesito comunicação. “Ao longo de todos os anos que ficou no poder o PT não enfrentou a batalha contra o monopólio. É necessário que haja um compromisso real com a mídia alternativa, sindical e ativista”. A presidenta falou por uns quarenta minutos, nos quais explicou aos presentes todo o processo que levou ao impedimento e reiterou sua posição no sentido de resistir ao golpe. Apesar de outros políticos do PT que falaram no ato terem feito um “mea culpa” sobre a comunicação, Dilma não se deteve nesse tema.
De qualquer forma, os blogueiros e ativistas deram seu recado. Caso o golpe seja superado e a presidenta volte ao governo, será fundamental que mude seu comportamento com relação à mídia alternativa popular. Mas, não só. Também será preciso fortalecer a EBC e apostar na criação de veículos de comunicação públicos e comunitários. Hoje, os comunicadores estão comprometidos na luta contra o golpe e as diferenças se esboroam diante de uma situação que é muito grave. Por outro lado, há a clareza por parte de todos de que muita estrada ainda será preciso ser palmilhada para se chegar a uma situação satisfatória para as mídias alternativas e populares.
A quinta edição do Encontro Nacional dos Blogueiros e Ativistas Digitais foi organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e pela Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais.

Nenhum comentário: