segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SUS: um bom plano para quem não está doente


Insisto no SUS. Acredito nele. Sei que é um dos melhores planos do mundo, embora a maneira como vem sendo administrado possa colocar tudo a perder. Quando não se está doente serve muito bem. A gente vai ao posto de saúde, aguarda na fila, é certo. Mas, de um jeito ou outro se consegue a consulta para os exames de rotina e é possível fazer um bom acompanhamento da saúde. Os médicos de família são bons, as agentes visitam as casas, tudo certo.

Mas, a coisa estraga quando a gente fica doente. Como já não há mais diagnóstico sem exames, a pessoa corre o risco de morrer até que consiga um resultado. É o que passei neste final de ano infernal. De repente, me apareceu uma bola no pescoço. Pirei. Pronto, deve ser uma baita infecção. Fui ao posto. Médica olha, apalpa. Hum! Não parece grave. Vamos aguardar. Espera mais uma semana, aparecem outras bolas. Agora é a morte.

Estamos perto do natal. Febre, dor de cabeça, delírios. Não dá mais. Vou à Policlínica, na emergência. Médica olha. “Hum... Parece grave, mas tem que ir ao posto”. Toca a pegar outro ônibus, meio grogue, mas vamos lá. Chega ao posto, outra médica. “É pode ser toxo ou câncer no sangue. Mais pra toxo, mas vamos fazer um exame para confirmar. Enquanto isso, toma um antiinflamatório para aliviar a dor”. Lá vou eu marcar o exame. “Só depois do natal, tudo fecha amanhã”. Ah, tá!

Passa o natal e eu mergulhada na febre e na dor. Danação. Ir à emergência, nem pensar. Sem resultado de exame é perda de tempo. Passam os dias. Segunda-feira. Uff... Lá vou eu fazer o exame. “Moça, eu tô mal mesmo, será que dá para agilizar aí o resultado”. “Olha, é difícil, vem aí o ano novo, só lá pelo dia 4”. “Mas eu tô há três semanas me danando toda...” “É, mas não posso fazer nada. Só depois do dia 4”. E lá vou eu, outra vez, pegar o ônibus, meio aturdida. Uma semana mais de sofrimento. Entrando 2010 muuuuito bem. E assim é. Só no dia 4, isso se ainda houver vida para buscar o resultado. Enquanto isso, na UNIMED...

Nenhum comentário: