sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quando a política é pequena

Eu sou um animal político. A política me encanta por sua capacidade de ser espaço ativo da vida mesma. Mas, aqueles há que apequenam a política, essa beleza criada pelos seres humanos. Pessoas há que em tempos de eleição, em vez de fazer a disputa limpa, apresentando propostas, preferem agir na lógica da pequena política. Isso seria de desanimar, mas não dou a essa gente o direito.


Em Santa Catarina o Sindicato dos Jornalistas está em processo eleitoral e alguns colegas, na contramão da boa política, já se prestam a práticas condenáveis, como o uso da mentira e da desinformação. Segue uma nota feita pelo Sindicato dos Jornalistas que, do nada, foi envolvido na greve dos professores estaduais. Um coisa tão estapafúrdia que seria risível se não fosse a velha prática da pequena política que vista desacreditar o outro em vez de disputar de forma limpa e honesta.


Diz o jornalistas Carlos Damião, na sua coluna diária no Notícias do Dia, falando da greve dos professores: "Em geral, os movimentos sindicais de servidores públicos são controlados por três partidos principais: o PT, o PCdoB e o PDT. Minoritariamente, participam também o PSTU e o PSol. De certa maneira, a maior parte dos sindicatos – inclusive o dos jornalistas – está transformada em aparelhos partidários. E faz tempo".


Ora, para um jornalista "político", achar problemático que as forças partidárias estejam atuando nos sindicatos é no mínimo uma tolice. A vida toda está permeada pela ação dos partidos e das posições políticas de grupos. Isso é o óbvio ululante, é parte constitutiva da política. Agora, daí a dizer que são aparelhos é um pouco demais. Engraçado que sobre as entidades que são hegemonizadas pela maçonaria, pelo DEM, ou o PP, as pessoas não falam que são "aparelhos". É a velha lógica do "dois pesos, duas medidas". E colocar o Sindicato dos Jornalistas nessa história cheira mal. Leia a nota do SJSC sobre a questão:

Nota em defesa de um sindicato que é 'aparelho' de luta dos trabalhadores

Na sua coluna no jornal Notícias do Dia - Florianópolis deste 8 de julho, o jornalista Carlos Damião emite opinião sobre o movimento grevista dos professores da rede estadual e destaca no seu texto que o motivo da continuidade da greve é a partidarização da direção dos sindicatos de servidores públicos e de outras categorias, e cita explicitamente o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Em defesa da verdade, os jornalistas diretores da entidade convidam o colega para comparecer ao Sindicato para dialogar, conhecer melhor e compreender como funciona a organização sindical e o motivo da sua existência, assim como as lutas diárias em defesa dos direitos dos trabalhadores, tema tão ausente na maioria dos meios de comunicação. Ao colunista, a liberdade de dizer e manifestar a sua opinião é líquida e certa, porém o Sindicato dos Jornalistas não pode deixar passar o momento sem afirmar, publicamente, que o comentário não só distorce a realidade como provoca, no conjunto dos leitores, uma interpretação equivocada do que seja a verdade. O Sindicato dos jornalistas é, sim, 'aparelho', mas 'aparelho' de luta dos trabalhadores em defesa dos seus direitos!

Nenhum comentário: