quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um papo para os jornalistas de SC

É hora de decidir! Sindicato para lutar...

Companheiros e companheiras. Ontem, andando por aí fazendo campanha, conversei com uma jornalista que levantou o seguinte argumento: “Esse sindicato não me representa”. Perguntei: Por quê? “Porque não se fala nos diagramadores, não se mostra que eles também são jornalistas”. Perguntei então se ela era filiada ao sindicato. Disse que não. Aí respondi: Bom, talvez por isso não saibas que temos realizado uma série de conversas e debates sobre a questão dos não diplomados, e muitos diagramadores se encontram aí. E por aí correu a conversa.
O que quero dizer com isso? Muita gente fala o tempo todo que o sindicato não faz nada. Mas, também, muita gente, sequer sabe o que anda fazendo o sindicato. Não lê os emails, não vê a página, não lê o jornal. Uma boa parte sequer é filiada. Aí fica bem fácil falar mal.

O sindicato não é perfeito, e muito menos a diretoria o é. Somos passíveis de erros, esquecemos coisas, damos luz a determinados assuntos e não a outros, muitas vezes somos atropelados pela conjuntura. Mas o que posso dizer é que procuramos fazer o melhor pela categoria. Somos até capazes de conviver, forças muito diferentes, posições políticas diferentes, tudo para garantir que o mais importante seja a categoria. Seria bom dar uma olhada nas coisas que andamos fazendo nesses três anos para poder falar que o sindicato não faz nada. Fizemos muito, com todas as dificuldades.

Agora é hora de eleição e muita gente que andou afastada, que priorizou outras coisas quer assumir a direção. Coisa muito legítima e nada condenável. As pessoas têm todo o direito de sair da luta por um tempo. O que não podem é dizer mentiras. Isso não é legal. O demais é coisa da política, seja equivocado ou não.

Cada um de vocês tem todas as condições de observar os fatos e fazer um julgamento. Espero que façam isso. O que está em jogo não é destino de um grupo de amigos. É a defesa da categoria. É a luta dos jornalistas.

Eu fiz parte da direção que se despede. Com eles fiz coisas legais, importantes. Talvez não tenhamos podido fazer tudo o que era necessário. Mas demos o que tínhamos de melhor. Agora, meus companheiros seguem a luta e euvenho pedir o seu voto. Porque com eles andei e sei do compromisso de luta de cada um. Tem aí gente nova e disposta. Gente que está no cotidiano das lutas, que é trabalhador, que sente na pele a opressão patronal. Essa chapa (CHAPA 1) não tem patrão.

Espero que cada um e cada uma possa votar seguro. E que o faça a partir de sua consciência e não por ser amigo deste ou daquele. Um sindicato é um instrumento de luta e precisa de gente aguerrida, capaz de circular por todo o estado de Santa Catarina, capaz de se comprometer com as dores e as demandas de todos. Esse é o povo da Chapa 1. Já deu mostras disso e vai continuar... Com o seu voto!!

VOTE CHAPA 1
O Luta Fenaj/SC está com a Chapa 1

Nenhum comentário: